sábado, 19 de setembro de 2009

Parabéns gaúchada, 20 de Setembro, Revolução Farroupilha e Dia do Gaúcho


Pois é pessoal que tem acompanhado as "aventuras" de Os Cumpadres, apesar do humor totalmente regional, tento fazer com que esses dois gaudérios sejam universais e atemporais. E como não poderia deixar passar a minha homenagem ao dia 20 de Setembro, data do início da Guerra dos Farrapos (quem não conhece deve ter assistido a Casa das Sete Mulheres, hehehe...) e também o dia do Gaúcho.
Segue um resumo do "causo":

"O dia 20 de Setembro é considerado dia do gaúcho.
Isso pelo fato de que em 20 de Setembro de 1835 foi o início da Revolução Farroupilha que teve a duração de 10 anos e no dia 28 de Fevereiro de 1845 com a assinatura do acordo de Paz de Poncho Verde, em Dom Pedrito, quando o grande chefe farroupilha Davi Canabarro afirmou: “Acima de nosso amor à república, está nosso brio de brasileiro”.
A independência do Rio Grande não era a intenção dos Farroupilhas, visto que seu descontentamento com o Império antecedia à separação de Portugal.
A República sul-rio-grandense foi proclamada somente um ano após da Revolução e dela resultou o lema de sua bandeira “Liberdade, Igualdade, Humanidade”, que sintetiza as madrugadas e noites mal dormidas, pelos quais passou o gaúcho na preservação dos destinos de nossa Pátria.
A Semana Farroupilha é uma festa cívica que surgiu quando oito jovens, entre os dias 07 e 20 de Setembro de 1947, no Colégio Júlio de Castilho em Porto Alegre, realizaram a primeira “Ronda Crioula”. Estes jovens retiraram uma centelha de chama da Pátria, à meia-noite do dia 07 de Setembro, a colocaram em um candeeiro e saíram em desfile pelas ruas de Porto Alegre carregando aquela fagulha e realizaram a primeira guarda de honra da “Chama Crioula”.
A Semana Farroupilha tem por objetivo promover atividades culturais que aumentam o conhecimento das tradições gaúchas como hospitalidade, coragem, nativismo, apego aos usos e costumes e o cavalheirismo."

7 comentários:

  1. Ai, que havia programado um post com esta pesquisa...
    Mas não tem problema! Se me autorizares levar esta charge maravilhosa pro meu bloguinho...
    Deixa?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Diermer...
    Parabéns a todos o gaúchos!!!

    Grande abraço!!

    -----

    Aí...
    Dá uma passadinha no meu blog, fiz uma homenagem para você!!!

    http://crackotoon.blogspot.com/2009/09/marcio-diemer.html

    ResponderExcluir
  3. Barbaridade tchê!! Um abração pra nóis, hauahauahau!! Ótima Márcio!!

    ResponderExcluir
  4. Grande Diemer, parabéns pelo dia e pelo trabalho. Adoro os cumpadre!! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Diemer!! Teu Blog está cada vez melhor, as tirinhas e as caricaturas estão demais! Minha esposa e eu assistimos o vídeo "Diemer In action!" hehehe!! Muito profissional! E divertido! pois é fazemos umas participações na TV Pampa - Programa da Rosaura, já faz algum tempo, quando puder assiste nossos vídeos lá no nosso blog! Grande abraço! Ah! Vamos te mandar um e-mail!!!! Surpresa!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Márcio, querido, parabéns ao seu dia de amanhã! Parabéns ao teu povo que tanto adoro e que me adotou tão bem"
    Querido, tomei a liberdade e carreguei comigo esta charge lá pro meu blog, já postada, inclusive...
    Ficou linda, juntinha da do Tonho...
    Bjs

    ResponderExcluir