segunda-feira, 22 de março de 2010

Diemer na Revista Defesa Latina


Página na revista Defesa Latina, onde uma charge sobre a demissão em massa da Embraer no ano passado foi publicada na edição de número 2. O convite para publicar a charge veio da jornalista Mirian Paglia Costa, editora-chefe de DEFESA LATINA .
Para quem não conhece, abaixo informações sobre a revista:
" No início de agosto foi relançada na capital paulista a revista DEFESA LATINA, voltada para o setor de Defesa, primeira publicação de destaque do gênero que circulou no Brasil desde os anos 1970 até meados da década seguinte. A iniciativa do relançamento da revista é da Editora de Cultura, empresa do ramo editorial com mais de 30 anos no mercado nacional de livros e que possui em seu catálogo autores consagrados e novos talentos. Foi o encontro com um desses escritores que surgiu a idéia de relançar a revista.

A nova DEFESA LATINA traz para o público-leitor desse segmento, inovações idealizadas pelo jornalista Cosme Degenar Drumond, um dos sócios da nova revista, profissional que atua nesse mercado desde o início dos anos 1980, e que durante 25 anos foi sócio e diretor da revista Tecnologia & Defesa.

Uma das novidades apresentadas por DEFESA LATINA, conforme explica o seu próprio diretor de redação, Degenar Drumond, é promover a capacidade industrial do Brasil no campo da Defesa, inclusive através de um DVD de 40 minutos (o primeiro número retrata a Atech Tecnologias Críticas, o Grupo INBRA e a Índios Comércio e Indústria). O DVD é dirigido a autoridades e tomadores de decisão na América Latina.

Outra novidade é que DEFESA LATINA é escrita majoritariamente por jornalistas mulheres. Ao longo desses anos, Degenar Drumond ajudou a revelar profissionais do jornalismo especializado em Defesa, e acha que as mulheres não podem ficar à margem de assunto tão fundamental ao país. “O mercado de defesa sempre foi um ambiente formado na sua maioria por profissionais homens, inclusive na imprensa setorial. A mulher moderna está presente em várias atividades produtivas da vida brasileira. É preciso abrir espaço para elas também no ramo da Defesa”, diz Degenar Drumond.

Com 64 páginas em cores, DEFESA LATINA tem formato menor do que as tradicionais revistas do setor. Será distribuída no Brasil (bancas) por Fernando Chinaglia Distribuidora e enviada por mala direta para autoridades e empresários de países da América Latina. Possui Conselho Editorial formado por jornalista, publicitária, diplomata e pesquisadores, e um Conselho Técnico integrado por três oficiais-generais da reserva das Forças Armadas (general, brigadeiro e almirante).

Escrita em estilo jornalístico leve e de fácil compreensão, o projeto visual da revista é do artista Yves Ribeiro Filho. Nesta primeira edição, as matérias de capa abordam a mulher nas Forças Armadas (Guerreiras do Brasil) e uma reportagem sobre o futuro avião de transporte tático militar da Força Aérea Brasileira (EMBRAER KC-390). O entrevistado é o general-de-Exército José Elito Carvalho Siqueira, secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa.

A periodicidade de DEFESA LATINA será trimestral em 2010. Entre as edições da revista, a Editora de Cultura pretende publicar o Jornal da Defesa, um tablóide com 16 páginas, com notícias e reportagens sobre o setor, para distribuição dirigida. A partir de sua próxima edição, a revista trará para o leitor um DVD sobre operações de adestramento nas Forças Armadas.

No momento, a revista está em conversações com uma emissora de rádio de São Paulo, para um programa diário sobre Defesa: Forças Armadas, indústria, tecnologias, produtos, entrevistas etc. “O que é Defesa Nacional? Para que serve? Quanto custa? Que contribuição social gera para o país? Que são seus benefícios no desenvolvimento tecnológico? O Brasil passa por um momento de grandes transformações no campo da Defesa Nacional. A sociedade precisa ser esclarecida sobre a importância estratégica desses temas para o futuro do país. E esse é um dos objetivos de DEFESA LATINA”, conclui Degenar Drumond.

“Nossa intenção é produzir uma publicação ágil, séria, bonita, aberta a inovações e interessada na área de Defesa sobretudo como fonte geradora de riqueza e tecnologia para o país. Sem perder de vista o papel estratégico do Brasil como exportador de paz e de concórdia”, diz um trecho do editorial de lançamento, assinado pela jornalista Mirian Paglia Costa, editora-chefe de DEFESA LATINA.
"

Fonte do texto: http://www.defesanet.com.br/pensamento1/degenar_5.htm

4 comentários:

  1. é isso aimeu nobre que venha muito mais

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mestre Diemer, voce merece!! abç do amigo Zé

    ResponderExcluir
  3. É parceiro, os tempos mudam e o sucesso vem junto!
    Parabéns! :)

    Baita abraço do Billy (from SC).

    ResponderExcluir
  4. É parceiro, os tempos mudam e o sucesso vem junto!
    Bom saber que continuas com seus desenhos.

    PARABÉNS!

    Baixa abraço do Billy.

    ResponderExcluir