terça-feira, 7 de abril de 2009

1ª Convocatória de Arte :: Arte Postal, Novo Hamburgo RS


Dia 05 de abril foi o dia do Aniversário de 82 anos de Novo Hamburgo aqui no Rio Grande do Sul, a cidade que adotei para morar e viver com minha esposa. Junto deste evento a Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo organizou a 1ª Convocatória de Arte Postal com o intuito de movimentar toda a comunidade para que possam expressar idéias e demonstrações de carinho por Novo Hamburgo.

A Arte Postal que estão vendo acima foi à idéia que tive em relação a Novo Hamburgo, com os desenhos de alguns lugares que identificam a cidade. O lançamento oficial da mostra que deverá expor os trabalhos começara hoje, 7 de abril, no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão de Novo Hamburgo, onde esse desenho estará exposto, dependendo da avaliação esse trabalho poderá fazer parte de material de divulgação.

Abaixo um texto retirado do site da secretária de cultura explicando um pouco sobre a Arte Postal:

Sobre Arte Postal:

Uma surpresa ao abrir o envelope, a expectativa de receber um trabalho artístico, que chega pelos correios, e gira em torno de artistas plásticos, fotógrafos, músicos, poetas, ilustradores, escritores, enfim, com pessoas de todas as atividades que se identificam com este meio e que encontram nele uma maneira particular e especial de expressão. É uma manifestação para comunicar idéias, pensamentos, poemas, imagens em variados suportes, com propostas criativas e livres de regras.

A Arte Postal surgiu na década de 50, justamente para que os pintores e ilustradores mostrassem sua produção fora do circuito oficial. Mas foi em 1962 que as manifestações se intensificaram, com a inauguração da New York Correspondence School of Art, do americano Ray Johson. A partir daí, a Arte Postal se difundiu rapidamente por todo o mundo. “Na década de 80, este meio de expressão passou a ser considerado um dos maiores movimentos artístico do mundo, com exposições que até hoje acontecem em grandes centros culturais.”

Um comentário:

  1. alo MARCIO

    PARABENS PELO TRABALHO QUE CRIASTE.
    SINTÉTICO, AUTENTICO E DIZ A QUE VEIO.

    ResponderExcluir