A charge acima é um pequeno gesto de apoio ao Tonho Crocco, músico super competente que teve coragem de falar o que muita gente gostaria de dizer mas não teve coragem!
Mais uma vergonhosa e provalecida ação contra a liberdade de expressão!! Isso tem que que acabar! Abaixo a transcrição do manifesto do Tonho, retirado do próprio site dele e com a explicação do “causo” para quem ainda não leu… (Sou fã desse cara e do trabalho dele na ULTRAMEN")
“Manifesto contra a censura e pela liberdade de expressão
Porto Alegre, 02 de agosto de 2011
Eu, Antonio Carlos Crocco, nome artístico Tonho Crocco, Brasileiro e morador da cidade de Porto Alegre/RS estou sendo processado por intermédio de uma ação no Ministério Público encaminhada em nome do ex-presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e atual Deputado Federal do PDT GIOVANI CHERINI por crimes contra a HONRA.
A audiência preliminar acontece no dia 22 de agosto de 2011, segunda-feira às 15h no Foro Central de Porto Alegre/RS.
Explicando a situação:
No dia 21 de dezembro de 2010, 36 deputados estaduais votaram a favor do aumento de 73% de seus próprios salários.
O substituto do Projeto de Lei 352/2010, elevou o salário dos parlamentares de R$ 11.564,76 para R$ 20.042,34.
Em menos de 24h consegui compor e gravar o vídeo protesto "Gangue da Matriz" que já recebeu mais de 37 mil visualizações no Youtube e está a disposição para download no www.tonhocrocco.com
Para quem não viu, aqui o link
http://www.youtube.com/watch?v=SukPLNWgY7M
A assembléia, representada na época pelo Deputado GIOVANI CHERINI encaminhou ao Ministério Público representação de ilicitude, pedindo providências, na qual fui intimado e indiciado por CRIMES CONTRA A HONRA.
O artigo 138, 139 e 140 do código penal prevê pena de 1 mês a 2 anos de detenção.
Não seria esta ação uma forma de censura à liberdade de expressão?
Não estaria o excelentíssimo Deputado ou a quem ele representou agindo de forma truculenta?
Estaríamos retrocedendo aos tempos da ditadura?
Será mesmo que estamos numa democracia?
Meu verdadeiro temor é que se abra um precedente coibindo as manifestação políticas; principalmente aquelas que usam de vias pacíficas e da ARTE como forma de expressão.
Gostaria de contar com o apoio e mobilização dos que concordam com esta filosofia. Não apenas a classe artística e sim de todas pessoas que compartilham esta visão.
Repasse e divulgue este manifesto.
Envie sua mensagem para contato@tonhocrocco.com ou www.twitter.com/tonhocrocco que divulgaremos no site e em todas as redes sociais.”
Fonte: http://www.tonhocrocco.com/novo/index.php?main=blog_view&id=15
Apoio!
ResponderExcluirOlha aí > http://medeumtom.blogspot.com/2011/08/piada-musico-e-processado-por-causa-de.html
Ótima charge!
ResponderExcluirRealmente é revoltante o cara ser processado por fazer uma música contra algo que ele discorda.
Falo por mim e não tenho outorgada procuração por quem quer que seja.
ResponderExcluirSem ofensa ou desrespeito a qualquer pessoa ou instituição...
Sou técnica em publicidade e propaganda desde os anos 70. Somente depois, me tornei advogada. Profissão da qual muito me orgulho e exercito há 28 anos, no Brasil e pelo Mundo.
Portanto, Tonho... estou aqui, por entender que continua vigente o art. 5º da Constituição da República do Brasil, onde existe o direito-garantia da livre manifestação de pensamento de qualquer cidadão brasileiro.
Sem entrar no mérito da questão: se os parlamentares têm o direito de majorar seus próprios vencimentos... Nós, cidadãos, também temos o sacro e santo direito de dizer ou, para quem não entende o idioma português ou não sabe ler e escrever, possa fazê-lo através da Arte...
Assim, com transparência, ética, trabalho e respeito podemos expressar privada e publicamente, desde que, é claro, sejam respeitadas as pessoas e as nossas Instituições Fundamentais, como é o caso do nosso Nobre Parlamento Gaúcho e sua Presidência!!!
Em outras palavras, estamos com você “relembrando” a nossa Carta Magna.
Denise Argemi
oab-rs 18.959
Buenas pessoal! Obrigado pelos comentários, a idéia do cartum era essa, fazer com que todos reflitam sobre o assunto! Diemer
ResponderExcluir